A qualidade do ambiente educacional é preocupação constante das instituições, sobretudo, no que diz respeito à disposição dos ambientes face às suas funções e usos.
Essa disposição visa ordenar e organizar espaços que envolve todo terreno da instituição religiosa onde estão os prédios e demais edificações, a área de lazer e de alimentação, o jardim, o bosque, o estacionamento devendo ser adaptável às diferentes circunstâncias e realidades.
Assim toda intervenção feita num prédio institucional deve ser submetido a uma apreciação técnica para obtenção do melhor resultado.
A manutenção deve ser contínua e não visa somente consertar, nem antecipar alguma falha, mas atuar de forma a evitar que elas ocorram, em observância ao que foi projetado e à vida útil do prédio.
Alguns serviços podem ser programados a curto prazo (diária, semanal e mensalmente), por equipe própria, como serviços de ajardinamento, limpeza geral, remoção de resíduos e tarefas correlatas.
Outros serviços de manutenção exigem conhecimento especializado e/ou de engenharia, devendo ser conduzidos por profissional devidamente habilitado e qualificado para a execução dos serviços.
Esse tipo de manutenção deve estar num planejamento para ocorrer de médio a longo prazo, ou seja, trimestral, semestral e anualmente.